Glicose

A influência de alguns hormônios atuam na concentração de glicose, facilitando a sua entrada ou remoção da circulação. O hormônio mais importante que está envolvido é a insulina, o qual permite a sua utilização e armazenamento de energia, diminuindo a sua concentração no sangue.  No entanto, alguns hormônios, como o glucagon, em estado de jejum, medeiam seus efeitos.  

Jejum

Minimo de 4 horas.

Restrições

-

prazo de entrega

Mesmo dia.

Aplicações clínicas

·         Hiperglicemia

Diabetes mellitus tipo I: observa-se aumento de glicose devido a falta de insulina.

Resistência a insulina: resultado de concentrações aumentadas de alguns hormônios que são contra-reguladores (ex: glicocorticoides, hormônio do crescimento, progesteronas).

Citocinas inflamatórias (TNF-α): devido se opor a liberação da insulina ou em sua ação.

·         Hipoglicemia

O paciente pode apresentar sinais clínicos como convulsões devido a baixa de glicose, devido o cérebro depender inteiramente da glicose como fonte de energia.

Diminuição na produção: pode ser devido a doenças hereditárias, hepáticas (pela diminuição na produção) ou por insulinomas ou sepse (pelo aumento no seu uso).

Material

Coletar o sangue em frasco com conservador de glicose (Fluoreto, tampa cinza). Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.


Solicite seu exame

entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, Bairro Cruzeiro
(54) 3021-6344 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:45 às 12:00 |  13:30 às 19:00
contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves


solicitar requisição de Exames