CPK creatina fosfoquinase

A creatina fosfoquinase (CPK) é uma enzima intracelular com atividade no tecido muscular esquelético e cardíaco e em menor quantidade, no cérebro e outros órgãos. Ou seja, tem importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis - participa do processo de fosforilação do ADP, formando ATP necessário para a contratação muscular. 

Jejum

8 horas.

Restrições

Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 200 mg/L), Lipemia (Triglicerídeos > 500 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 350 mg/dL)

prazo de entrega

Mesmo dia.

Aplicações clínicas

O aumento dos níveis séricos desta enzima é indicativo de lesão muscular, como os causados nas isquemias musculares por decúbito prolongado, convulsões, tremores, traumas, exercícios forçados, injeções intramusculares e miopatias nutricionais - como as causadas por deficiência de vitamina E e Selênio. Também é indicativo de trauma cardíaco (não tão sensivel quanto a CK-mb) como infarto agudo do miocárdio e de algumas infecções musculares, como infecções por Toxoplasma gondii e Neospora caninum. A dosagem  simultânea da enzima AST (aspartato aminotransferase) confere avaliação temporal  de dano muscular O aumento nos níveis séricos de CPK ocorre antes do aumento dos níveis de AST, e também desaparecem antes. Assim, aumento dos níveis de CPK sem detecção de aumento dos níveis de AST sugere lesões recentes. Níveis altos de ambas as enzimas persistentemente indicam lesões continuadas. E aumento dos níveis de AST e baixos níveis de CPK sugerem processo de recuperação.

Método de Coleta

Coletar o sangue em frasco com gel ou ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela), homogeneizando o material logo após a coleta (8 a 10 inversões). Esperar 30 minutos para a formação do coágulo. Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta. Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.

Ao realizar o exame é importante sempre informar se o animal estava em exercício ou se recebeu injeções intramusculares.


Solicite seu exame

entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, sala 1 | B. Cruzeiro
(54) 3019 8770 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:00 às 11:45 |  13:30 às 19:00

contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves

Rua Victorio Carraro, 1031, B.Santa Marta
(54) 3701 3234
Atendimento: 12:00 às 19:00
unidadebento@mellislab.com.br

solicitar requisição de Exames