Cálcio

    No plasma, o Ca existe em duas formas, livre ionizada (cerca de 45%) ou associado a moléculas orgânicas, tais como proteínas (principalmente albumina, cerca de 45%) ou a ácidos orgânicos (cerca de 10%). As duas formas estão em equilíbrio e sua distribuição final depende do pH, da concentração de albumina e da relação ácido-base. O sistema endócrino, envolvendo a vitamina D, o PTH e a calcitonina, responsáveis pela manutenção dos níveis sangüíneos de cálcio, atua de forma bastante eficiente para ajustar-se à quantidade de cálcio disponível no alimento e às perdas que acontecem principalmente na gestação e na lactação. O firme controle endócrino do Ca faz com que seus níveis variem muito pouco (~17%) comparado com o fósforo (variação de ~40%) e o magnésio (~57%). Portanto, o nível sanguíneo de cálcio não é bom indicador do estado nutricional, enquanto que os níveis de fósforo e magnésio refletem diretamente o estado nutricional destes minerais.

    Jejum

    Seis horas.

    Restrições

    Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 200 mg/L), Lipemia (Triglicerídeos > 500 mg/dL), Hemólise (Hemoglobina > 350 mg/dL) e Magnésio > 10 mg/dL, amostra enviada em tubo de EDTA.

    prazo de entrega

    Mesmo dia.

    Aplicações clínicas

    A absorção de cálcio no intestino diminui com a idade. Animais mais velhos sofrem redução na capacidade de mobilizar reservas de Ca quando ocorrem desequilíbrios, sendo, portanto, mais suscetíveis de sofrer hipocalcemia. A hipercalcemia é rara. Pode ocorrer por intoxicação com vitamina D, neoplasias, hiperparatireoidismo primário e dietas ricas em Ca. 

    Método de Coleta

    Coletar o sangue em frasco com gel ou ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela) ou frasco de heparina de lítio (tampa verde), ou frasco de EDTA (tampa roxa), homogeneizando o material logo após a coleta (8 a 10 inversões). No caso do frasco de tampa vermelha ou amarela, esperar 30 minutos para a formação do coágulo. Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.

    Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.


    Solicite seu exame

    entre em contato

    ou se preferir, preencha o formulário abaixo

    Unidade Caxias do sul

    Rua Mariano Mazzochi, 1154, sala 1 | B. Cruzeiro
    (54) 3019 8770 | (54) 9.9936 7738
    Atendimento: 08:00 às 11:45 |  13:30 às 19:00

    contato@mellislab.com.br

    Unidade Bento Gonçalves

    Rua Victorio Carraro, 1031, B.Santa Marta
    (54) 3701 3234
    Atendimento: 12:00 às 19:00
    unidadebento@mellislab.com.br

    solicitar requisição de Exames