kit para verificação da resposta vacinal, o que é e para que serve?

fique por dentro das nossas novidades

12 de September de 2018 Med. Vet. Lara Seffrin Dutra - CRMV/RS 13613

kit para verificação da resposta vacinal, o que é e para que serve?

Vamos conversar sobre vacinação?

As últimas décadas trouxeram novos conhecimentos, que, aliados a avançadas técnicas de processamento de produtos biológicos, possibilitaram a fabricação de vacinas mais eficientes e diversificadas para animais de companhia. Consequentemente, os reforços vacinais anuais tornaram-se um dos procedimentos mais corriqueiros na rotina do clínico de pequenos animais. Atualmente, até quatro ou mais imunógenos diferentes são aplicados em cada paciente canino, de forma padronizada, independentemente de seu histórico ou estilo de vida. Nos primórdios do desenvolvimento de vacinas comerciais para cães, no final da década de 1950, considerava-se que a máxima proteção seria atingida com a máxima estimulação antigênica. Esse conceito se baseava no fato de que os produtos da época eram menos eficazes em produzir imunidade duradoura, superior a um ano. A vacinação anual tornou-se então uma conduta rotineira nas décadas subsequentes.

A partir de 1990, foram publicados os primeiros relatos de eventos adversos possivelmente associados à vacinação. O aumento da ocorrência de doenças autoimunes em cães, em especial de anemia hemolítica autoimune (AHAI), motivaram questionamentos sobre a segurança e a necessidade de reforços vacinais anuais. Desde então, diferentes abordagens para a elaboração do protocolo vacinal de animais de estimação têm sido publicadas e defendidas por entidades e associações veterinárias internacionais. Atualmente, é conhecida a duração da proteção conferida por cada tipo de vacina 9 e exames de titulação de anticorpos específicos tornaram possível customizar os protocolos de acordo com as necessidades de proteção específicas de cada animal.

E é sobre esses exames que iremos abordar mais especificamente aqui. Para auxiliar veterinários e tutores de cães, chega ao mercado um teste sorológico desenvolvido para identificar e correlacionar títulos de anticorpos com imunidade. O kit para verificação da resposta vacinal avalia o status da titulação para: Parvovirose Canina (CPV); Cinomose Canina (CDV) e Hepatite Infecciosa Canina (ICH/CAV). Titular anticorpos é determinar a concentração de anticorpos do tipo IgG, específicos contra uma determinada doença – a cinomose, por exemplo, no sangue de um cão. O método empregado pelo kit chama-se ELISA modificado. A presença de anticorpos em nível suficiente pode ser interpretada como imunidade contra essa doença. O resultado positivo indica que o paciente tem níveis protetores de anticorpos contra o vírus, ao passo que o resultado negativo indica que o paciente não tem níveis protetores de anticorpos contra as doenças em questão.

Este teste é indicado nas seguintes situações: Para avaliar se um cão jovem respondeu adequadamente a série de vacinação inicial (geralmente 3 doses) e está protegido. No caso de não haver uma boa resposta ao estímulo vacinal pode-se chegar a conclusão da necessidade de nova dose.

Determinar se um cão vacinado ainda apresenta anticorpos após o período determinado pelo veterinário para seu retorno para uma nova vacina.

Determinar se o animal resgatado/adotado/herdado maior do que 4 meses tem ou não a necessidade de ser vacinado novamente.

 Verificar o estado de imunização de animais introduzidos em abrigos onde o risco de infecção é maior, permitindo separá-los em suscetíveis ou não.

Controle e separação de animais susceptíveis em um surto em abrigo ou criatório.   

Avaliar a necessidade de fazer reforço em animais com reação adversa a vacinas anteriores.


Texto de: 

CRMV/RS 13613  Lara Seffrin Dutra - Médica Veterinária Especialista e Mestranda em Patologia Clínica Veterinária - UFSM



entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, sala 1 | B. Cruzeiro
(54) 3019 8770 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:00 às 11:45 |  13:30 às 19:00

contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves

Rua Victorio Carraro, 1031, B.Santa Marta
(54) 3701 3234
Atendimento: 12:00 às 19:00
unidadebento@mellislab.com.br

solicitar requisição de Exames