Albumina

A albumina é a proteína mais abundante no plasma, perfazendo cerca de 50% do total de proteínas. É sintetizada no fígado e contribui com 80% da osmolaridade do plasma sangüíneo, constituindo também uma importante reserva protéica, bem como um transportador de ácidos graxos livres, aminoácidos, metais, cálcio, hormônios e bilirrubina. A albumina também tem função importante na regulação do pH sangüíneo, atuando como ânion.

Jejum

De quatro horas. Não ultrapassar 16 horas.

Restrições

Interferentes analíticos: Icterícia (Bilirrubina > 200 mg/L), Lipemia (Triglicerídeos > 900 mg/dL) e Hemólise (Hemoglobina > 700 mg/dL).

prazo de entrega

Mesmo dia.

Aplicações clínicas

A diminuição da concentração da albumina no soro (hipoalbuminemia) pode ser decorrente ao déficit alimentar de fontes proteicas, ao parasitismos, à doença renal (síndrome nefrótica, glomerulonefrite crônica e diabetes),  à síndrome de má absorção intestinal, ao catabolismo aumentado da albumina (como conseqüência de déficit energético, o que estimula a mobilização de reservas de aminoácidos para entrarem na via da gliconeogênese) e às hemorragias.

A única causa de aumento de albumina sérica (hiperalbuminemia) é a desidratação.

Método de Coleta

O sangue coletado deve ser armazenado em frasco com gel ou ativador de coágulo (tampa vermelha ou amarela), ou frasco de heparina de lítio (tampa verde),  homogeneizando o material logo após a coleta (8 a 10 inversões). No caso do frasco de tampa vermelha ou amarela, esperar 30 minutos para a formação do coágulo. Conservar o frasco sobre refrigeração 2° a 8°C. Identificar a amostra com nome do paciente, nome do responsável, data e horário da coleta.


Tempo para envio ao laboratório: 6 horas.

Solicite seu exame

entre em contato

ou se preferir, preencha o formulário abaixo

Unidade Caxias do sul

Rua Mariano Mazzochi, 1154, sala 1 | B. Cruzeiro
(54) 3019 8770 | (54) 9.9936 7738
Atendimento: 08:00 às 11:45 |  13:30 às 19:00

contato@mellislab.com.br

Unidade Bento Gonçalves

Rua Victorio Carraro, 1031, B.Santa Marta
(54) 3701 3234
Atendimento: 12:00 às 19:00
unidadebento@mellislab.com.br

solicitar requisição de Exames